Mãe de siamesas da Bahia volta a Goiânia para exames preparatórios da cirurgia de separação: ‘Confiante’

Postado segunda feira dia 09/08 por lenil de Oliveira

Irmãs Laura e Laís nasceram unidas pelo abdome e bacia e compartilham o intestino. Segundo o cirurgião pediátrico Zacharias Calil, este é um caso novo na literatura médica

A família das gêmeas Laura e Laís Santos vieram de Piraí do Norte, na Bahia, para fazer uma série de exames no Hospital Materno Infantil, em Goiânia, a 1,4 mil quilômetros de distância. Os estudos são preparatórios para a cirurgia de separação a ser realizada pelo cirurgião pediátrico Zacharias Calil. As irmãs nasceram unidas pelo abdome e bacia e compartilham o intestino.

Os exames revelaram que as gêmeas possuem bexigas separadas, mas têm o canal do rim para a bexiga invertido, o que reduz o tempo de cirurgia, prevista para o final de agosto. Elas serão operadas quando completarem 1 ano de vida. As irmãs já estiveram na capital para uma bateria inicial de exames, onde ficaram por um mês.

“Estou confiante e tenho fé que dará tudo certo. Elas ficando saudáveis para mim já é tudo. Pesquisei bastante sobre o médico e disseram que estou na melhor mão possível. Estou bastante tranquila”, se anima a mãe, Liliane Silva dos Santos.

O cirurgião Zacharias Calil explica que esta cirurgia traz uma novidade para a literatura médica: a Laís é menor que a Laura e, por isso, a Laura alimenta a irmã menor. “Descobrimos que o gêmeo maior alimenta o menor e isso não tem ainda na literatura médica. Uma se alimenta com uma quantidade maior de alimentos, mas não ganha peso da mesma forma que a outra”, descreve Calil.

Em um ano, este é o terceiro caso de siameses nascidos na mesma região do país, o que aumenta as hipóteses do cirurgião sobre as causas dos bebês nascerem colados. “Existem vários motivos, mas o principal é o uso indiscriminado de agrotóxicos”, explica Calil.

Informações em tempo real notícias atual

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Importante: Este site faz uso de cookies que podem conter informações de rastreamento sobre os visitantes.